quinta-feira, 15 de outubro de 2015

De olho em fábrica no Rio, Botto celebra cervejarias de ex-alunos e participa de reality show


Eduardo Zobaran - 13/10/2015

Quem é carioca e gosta de cerveja artesanal já deve ter ouvido falar de Leonardo Botto. Aos 38 anos, o advogado tem 19 receitas produzidas comercialmente, é dono do Botto Bar, com 20 torneiras na Praça da Bandeira - que ganhará até o fim do ano uma unidade em Botafogo - e já ensinou mais de 1.600 alunos a fazerem cerveja em casa. Se tudo isso não fosse suficiente, a partir de quinta-feira, ele será também o mais novo integrante de um reality show e, em novembro, no Mondial de la Bière, lançará sua cervejaria.


Botto será o principal jurado do Cervejantes, programa do canal +Globosat em que duplas de cervejeiros caseiros se enfrentarão a cada um dos dez episódios. Em jogo, estará o desafio de fazer a melhor receita. A estreia será nesta quinta-feira, 15 de outubro, às 20h30m. A apresentação é do mestre-cervejeiro Gabriel Di Martino, da Therezópolis, e da sommelière Paula Yunes e a narração, do sommelier e radialista Gustavo Renha. Para comemorar a empreitada, o Botto Bar exibirá o primeiro episódio do programa.

Na véspera, quarta-feira, 14, todas as 20 torneiras do Botto Bar estarão ligadas com barris de cervejas produzidas por ex-alunos de Leonardo. É a segunda vez que o Tap Takeover de ex-alunos é feito - a primeira foi em agosto. Do Rio, estarão a novata Marmota, além de Penedon, 2cabeças, Three Monkeys, Trópica, Hija de Punta, Hocus Pocus, Oceânica, Hip Hops, Motim e Mohave. Marcarão presença ainda a paranaense Way e as paulistas Cuesta, Urbana e Muzenze. Ainda há cervejarias a serem confirmadas.


Essa foi a escalação do primeiro Tap Takeover de ex-alunos, em agosto

Das cervejarias aqui do Rio, só as que não são de ex-alunos são a Jeffrey e a 3cariocas - orgulha-se Botto, que, em 2005, começou a fazer cerveja com Mauro Nogueira e Tiago Dardeau, na primeira turma da Confraria do Marquês. - Naquela época, havia uma comunidade no Orkut chamada Cerveja Artesanal em que debatíamos um monte de coisas e pesquisávamos literatura, como sites americanos e argentinos em busca de informação.

Com receitas produzidas em maior escala por cervejarias como Eisenbahn, Noi e Bamberg, Botto aposta agora em sua própria marca. Em sociedade com o cartunista Ique e Léo Cerqueira, ele criou a Beertoon. Há duas semanas, eles viajaram para produzir 15 mil litros dos quatro primeiros rótulos na cervejaria Sud, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

- Sou apaixonado pela escola alemã, mas sou fissurado por fermentos belgas, já tive um banco de quase 40 tipos de levedura em casa. Sou eclético, adoro a escola americana de lupulagem e adoro o estilo inglês. A brincadeira da Beertoon é se dedicar às três escolas clássicas (alemã, belga e inglesa) e à quarta escola, a americana. Queremos criar coisa boa com o toque do humor que vem do Ique - explica Botto.


Léo Cerqueira, Botto, Ique e os fermentadores das primeiras quatro receitas da Beertoon


Como não tem sua fábrica própria, a Beertoon é considerada uma cervejaria cigana. A realidade pode ser apenas provisória. A meta para 2016 é ter um planta para a produção de cervejas. Embora o Rio seja prioridade para os empresários, as dificuldades na cidade podem forçar a Beertoon a se estabelecer em outro município. A única certeza é que a cervejaria ficará no Estado do Rio.

Os pequenos municípios valorizam mais a presença do que a capital, que tem uma grande dificuldade: a exigência da cervejaria estar em uma área industrial. Você tem que se alocar na periferia e perde o viés de turismo, que é muito importante - lamenta o cervejeiro.
Está na hora de rever isso aí, prefeito!

Serviço:
Tap Takeover de ex-alunos do Botto
Quando: 14 de outubro, a partir de 1
Rua Barão de Iguatemi, 205, Praça da Bandeira

Cervejantes, no +Globosat
Estreia: 15 de outubro, às 20h30
Episódios todas as quintas

Curso de cerveja artesanal
Próximo aula: 17 de outubro, das 9h às 21h
Local: Estrada do Joá, 3000, na Barra da Tijuca
Preço: R$ 430 contato@bottobier.com

Lançamento da Beertoon
Mondial de la Bière, no Pier Mauá
Quando: 19 de novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário